segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O País do Passado

Outro dia (a muitos dias) escutei uma frasa bem batida nas décadas passadas, vejam se recordam:
“...O Brasil é o país do futuro...”, lembrou?..é claro e quando foi a última vez que ouviu isso? Deixa eu adivinhar, faz tempo não é mesmo?
Imagem Fonte: http://www.freedigitalphotos.net

Então o que aconteceu com nosso futuro? O que houve com o país que lideraria o mundo?

Não estou aqui falando só de questões políticas, pois aí abriria um leque de discussões que não acrescentam em nada nossa cultura, e só faz estragar nosso belo dia, falo do potencial do povo, falo da fé, sei que muitos vão dizer...”...Mas depende deles, dos líderes..”, eu também concordo em parte, mas e nós? O que estamos fazendo?, como estamos mudando nosso meio e a nós mesmos?.

Uma questão importante é que um país não é grande só pela extensão, sua magnitude se mede pela força de seu povo, a soberania se vê nas atitudes de cada um, de cada cidadão, pelo amor aos seus, mas sem xenofobismo é claro, falo de valorizar o próximo simplesmente porque ele é como você, pela história de vida dos demais.

Vejamos um exemplo, estudemos um pouco a conquista da independência dos povos, veremos lá fora um quadro completamente diferente, povos que mataram e morreram por seu país, por sua casa, por sua família, por suas terras, pelo seu trigo e pelo seu gado.

Nós nos acostumamos com a velha moleza, o “jeitinho” como ficamos “famosos” no mundo todo, e ainda nos orgulhamos disso?, nossa independência foi comprada, negociada, com certeza com um jeitinho brasileiro... Sinceramente a falta de batalhas no passado nos tornou um povo fraco, o país do futuro ficou esperando na esquina, enquanto o mundo fala chinês, nós aqui vivemos ainda do mesmo jeito...aliás...Do mesmo “jeitinho”.